segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Mudança


Vem amor, vamos fechar as janelas, saudar a natureza pela última vez para irmos embora. Vamos encher outro lugar com nosso amor, construir, desenhar, fazer móveis improvisados, pintar as estantes de azul, ou amarelo, verde quem sabe...é hora de mudar, espanar pensamentos, ir à praia, andar sobre a sombra das árvores que deixam passar a luz do sol. Hora de ir amor... reconstruir, construir, viver nosso intenso amor !

Vamos amor, deixe a caixa de ferramentas antiga, teremos outra,  o armário embutido cabe nossa roupa, vamos comprar panelas novas, mas vamos levar os pratos e os talheres. Onde coloco o quadro enorme da Yemanjá ?  Cadê a caixa do Xbox ? Deixe o quadro azul, já temos o céu que é azul, a televisão...tão sabiamente pouco usada...os livros, nossos tesouros como você bem diz, veja se não esquecemos nenhum...

É perto, mas antes vamos passar por Angra para visitar O Enock e a Maria Luiza ! Vamos dar um pulinho em Minas para comprar queijo e goiabada para dar as visitas, lembre-se de convidar  os amigos para uma pizza e muitos chopps...será que dá na nossa pequena sala ? Os cds  amor...não vivo sem música ! 

Vamos amor, vamos levar somente o essencial ou levamos quase tudo ? O mundo, as toalhas e panos bordados por sua mãe, os panos e aquela toalha de banho que a Nadir cismou que serve para você se enrolar.  As cadeiras são de madeira de demolição, mas aquela verde do PC não ! Ela fica com o porteiro ! Levamos nossos instrumentos musicais , levamos a mesa de armar para tomar café. Peçamos a Deus que olhe pelas sabiás e pelo Gambá que alimentamos por muito tempo...que ele tome conta deles ou peça a São Francisco que o faça, quero bem demais a estes bichos !Olha, não esqueça o liquidificador que minha mãe deu para fazermos as vitaminas de frutas!

É hora amor, vamos ao som de nossos corações batendo  pousar em outro canto, vamos chegar e antes de abrir a primeira caixa, vamos nos amar !

domingo, 23 de junho de 2013

Hoje



Faltou luz...não deu  tempo de terminar o almoço ... as velas não eram suficientes para iluminar a cozinha . Foi ótimo. O frango estava no forno e comemos o que deu. Foi melhor ainda porque a televisão não foi ligada e tivemos mais tempo para nos perceber, conversarmos, amarmos.

Hoje  vi que estas muito feliz, mais leve, tua alma está exultante. Viraste uma página que te incomodava há muito tempo...terminaste uma etapa, outras virão, mas esta era a mais importante ! O tempo é implacável, os dias passam mais rápido á medida que se envelhece e velhice não é questão de idade é questão de sonhos, de objetivos.  O tempo passa mais rápido quanto temos tempo para pensar em rugas, cabelos brancos. O tempo passa mais devagar quando queremos realizar uma tarefa que soma a nossa vida ou a de muitos um ou mais pontos positivos dela.

Nossa vida passa de maneira perfeita : os dias são mais longos quando não estás a meu lado, passam mais rápido quando presente estás,  tua presença me deu mais tempo para ser feliz, o tempo de te amar até o final de meus dias, e assim será, pois assim decidi há muito tempo, quase no instante em que te vi...só que não sabia disto !

Comprei uma garrafa térmica para fazer café e guardá-lo, mesmo sem gostar de café puro, pois o cheiro do café tem um simbolismo especial de casa, nossa casa, nosso ninho, nosso nicho, nosso amor espalhado  entre a sala e o quarto.

Por que estou escrevendo isto ? Não sei...deu vontade !

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Andei pensando...



Sou a favor de todas  as manifestações que tiveram inicio a partir da gota d’água do aumento das passagens. Sou a favor do povo na rua de maneira apartidária, pois não gosto da direita a partir do que já pesquisei e vi em épocas  passadas. A esquerda tem se mostrado muito ineficiente e ineficaz em 11 anos no poder, infelizmente. Sou apartidária por natureza. Voto sempre em quem acho, pois certeza nunca terei, que vai ser um bom administrador para o ente federativo e para o Brasil como um todo. Quando não existe um candidato que me inspire confiança, anulo o voto.

Tenho visto as manifestações e observei que as lideranças deste movimento são terrivelmente fracas. O que mais gostei foi a certeza de que o povo brasileiro é capaz de tomar conta de si mesmo, pois a grande maioria que comparece a estes protestos vão porque querem mudar a cara do Brasil. Podemos ser uma grande potência, podemos acabar com o analfabetismo funcional que está presente nas escolas públicas onde há a aprovação automática de alunos que não sabem ou não conseguiram aprender a ler e interpretar o que estão lendo. Sou a favor de melhores salários para professores e para quem presta serviços ao povo colocando sua vida em risco. Melhores salários para os médicos e pessoal de apoio em hospitais. Sou a favor de escolas públicas em que os alunos ali permaneçam todo o dia, pois se os pais são obrigados a trabalhar, pois o salário mínimo não supre nem a necessidade básica de uma boa alimentação, os filhos ficam sozinhos e por vezes, muitas vezes recebem influência de pessoas que nunca querem o bem daquela criança ou adolescente. 

Brasil é o pais do futebol e do carnaval...tem que ser bem assim ? Todos os mulatos e negros são obrigados a saber  sambar ? Eu não sei e detesto desfile de escola de samba, não ligo para futebol e adoro ler, adoro estudar, sou curiosa, adoro aprender coisas novas, frequento centros culturais onde a cultura nada custa e , se houve um tempo que não tinha grana para comprar livros, ia (ainda vou) aos sebos, pedia livros emprestados.

Hoje vejo a enorme cultura da aparência física do cabelo com escova marroquina, tratamento de íons, silicone, etc, os homens devem ser sarados e ter pelo menos um bom carro para fazerem bonito, som ligado às alturas...enfim não temos mais a cultura do cérebro !

Ontem vi uma linda manifestação popular, mas vi também muito vandalismo e  observei uma polícia inerte...pareceu-me que ouve uma sintonia entre os dois : os vândalos  que devem ser contratados ou recrutados avançando e a polícia brincando de pegar...aliás os vândalos são extremamente covardes, quebram e correm, fazem fogueirinhas...que coisa mais babaca ! Que coisa mais covarde e idiota ! A polícia corre, lança bombas de efeito moral, de gás lacrimogênio, mas não prendem, não entendo, se estão depredando o patrimônio público porque não são presos ? Quem isto faz deve ser punido...quem está acostumado a prender traficantes não sabe agir contra vandalismo ? Ou receberam ordens para agirem desta maneira ? Aqui no Rio foram detidas somente oito pessoas e “vão analisar as imagens”.

A causa é um Brasil melhor ! E assim torço para que seja, mas sei também que os partidos políticos querem tirar uma casquinha. Ontem um pessoal da CUT chamou o movimento de fascista...não entendi pois o movimento não é de extrema direita e sim apartidário e  a meu ver isto chega ao anarquismo !  Estamos cheios de partidos políticos de centro, direita e esquerda que tem membros que quando chegam ao poder somente sabem se aproveitar do erário público e depois vem criando comissões disto e daquilo, PECs para que o legislativo não se submeta a  certos julgamentos e que os membros do STJ mudem de tantos em tantos anos! Joaquim Barbosa deve incomodar muito !

E ainda há brasileiros pensando em Copas...beleza aquele estádio lá de Brasília que terá somente  três utilizações...vai ser transformado numa gigantesca escola pública ou em um gigantesco hospital ? Não...então para que ?

Há também os que dizem que o povo já sabia que seria assim e concordou...que povo ? Aquele que a mídia seduz com novelas, programas sensacionalistas e outras besteiras ? Aqueles que nem tem tempo para ler um jornal porque trabalham  28 (vinte e oito ) horas por dia e ainda tem que enfrentar uma Avenida Brasil para lá de engarrafada ?  Fomos enganados com a velha história de patriotismo e a promessas de ter melhores estradas, melhorar o funcionamento de hospitais , escolas...e ainda tem uns mais iludidos ainda que acham que fazem bonito ...

Bem andei pensando que vou a pelo menos uma manifestação para ver o que ocorre, andei pensando e certamente seria melhor que  as Copas fossem canceladas e fossem realizadas em paraísos fiscais  (rsrs), andei pensando que temos muito a fazer sobre nossa  condição de não entender o  que é tributação , repasses constitucionais e mal versão do dinheiro público. Andei pensando que não somos indianos mas aqui existem castas , o Rio e o Brasil  tem povos separados por  poder aquisitivo.

Andei pensando que um dia chegaremos lá : em um  Brasil justo e honesto !

Vou estudar mais sobre o que está ocorrendo...o coletivo me encanta, me seduz e entendê-lo é uma arte !

Até breve amigos.

 

 

domingo, 2 de junho de 2013

As vezes



Ás vezes distraio,  olho as árvores de dentro para fora, esqueço minha condição humana. Viajo para dentro de um caule e penso que meus cabelos são folhas. Penso que posso sair facilmente de dentro de um caule e ser  integrante de qualquer parte da natureza. Quem sabe é isto mesmo ? Talvez lembre que sou formada de moléculas, partículas que também fazem parte destes seres e até uma rocha parece ser minha melhor amiga. Sou capaz de ficar calada olhando o céu, pessoas que passam o vento, a copa das árvores. Por isto tenho problemas de encaixe...sempre tive amigos diferentes, mas muito valiosos para a formação de meu caráter. Lembro das noites sentados um muros, das conversas sobre política, do cheiro de sardinha frita com cerveja preta. Lembro dos primeiros voos deixando a casa materna até que uma vez saí e ali volto para ver e acarinhar minha mãe. No tempo certo, mesmo que depois dos 50 anos, surgiu meu primeiro amor, que veio em forma de um homem lindo, de pele macia , que me acaricia e que, quando faço minhas viagens para a natureza volto logo pois sinto falta dos seus abraços, beijos e carinhos. Meu amor é quem me segura nas horas em que viro um balão de gás na mão de uma criança, ele é o único que sabe me conduzir, é um Anjo que foi enviado para que meu pé não tropece numa pedra !